Home » ::. Artigos & Notícias » Indicações de Leitura

Indicações de Leitura

livro-e-pc3a1ginas-voando

INDICAÇÃO DE LIVROS PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO NA UMBANDA UNIVERSALISTA.

Todos os livros indicados são de grande ajuda no caminhar para o despertar interno. Muitos livros já não são mais editados, outros são encontrados em pequenas tiragens e outros são encontrados em pdf na internet. O sabor da busca é prazeroso!

Tomamos a liberdade, de forma muito subjetiva, de indicar livros que são básicos, ou seja, devem ser lidos antes dos livros que nomeamos como intermediários e dos livros que sugerimos como avançados. Seguindo este roteiro fica fácil o acesso às informações buscadas por todos os espíritos reencarnados que sentem o incômodo da instrução e do despertar consciencional.

Esta bibliografia vai suscitar a busca por novos voos, mas fica o alerta de que estes livros devem ser relidos sempre que a intuição ou a busca pelo saber esotérico tocar mais forte em nossas consciências.

Para facilitar a aquisição de alguns destes livros indicamos dois sites (internet) que são providenciais nesta busca por uma leitura saudável e já experimentada por dezenas de grandes buscadores, sendo eles:

http://www.esotera.com.br/loja/index.php?route=common/home
http://www.estantevirtual.com.br/

 


 

W. W. DA MATTA E SILVA
(Woodrow Wilson da Matta e Silva)

Foi um dos maiores médiuns da Umbanda, sendo também um dos maiores escritores brasileiros no que se refere as bases, fundamentos e estudos avançados da Umbanda puramente entendida como nascida em solo do Brasil (veja as obras do Epiaga R+). Teve a coragem de enfrentar o preconceito, o animismo reinante e atavismo deturpado por interesses que ferem a bases de progresso espiritual durante toda sua caminhada mediunica e de vida. Também é conhecido por Mestre Yapacany, sendo este o seu nome iniciático na Umbanda. Apresentou a Umbanda como religião, ciência, arte e filosofia. Foi o criador da “Escola Iniciática da Corrente Astral do Aumbhandan”, a Umbanda Esotérica, em 1940, na “Tenda Umbandista Oriental” (T.U.O.), em Itacuruçá, no estado do Rio de Janeiro.

• UMBANDA DE TODOS NÓS, Ícone Editora – intermediário
• UMBANDA – SUA ETERNA DOUTRINA, Ícone Editora
• DOUTRINA SECRETA DA UMBANDA, Ícone Editora
• LIÇÕES DE UMBANDA (E QUIMBANDA) NA PALAVRA DE UM “PRETO-VELHO”, Ícone Editora – intermediário
• MISTÉRIOS E PRÁTICAS NA LEI DE UMBANDA (ORIGINALMENTE, MISTÉRIOS E PRÁTICAS DA LEI DE UMBANDA), Ícone Editora
• SEGREDOS DA MAGIA DE UMBANDA E QUIMBANDA, Ícone Editora
• UMBANDA E O PODER DA MEDIUNIDADE’, Ícone Editora – intermediário
• UMBANDA DO BRASIL, Ícone Editora – básico
• MACUMBAS E CANDOMBLÉS NA UMBANDA (não reeditada postumamente), Livraria Freitas Bastos S/A, 1970 – básico

 


 

FRANCISCO RIVAS NETO
(Rivas Neto)

Foi um dos discípulos de W. W. da Matta e Silva, sacerdote de umbanda, foi o fundador da FTU – Faculdade de Teologia Umbandista em São Paulo – Capital, a primeira faculdade de teologia com ênfase em religiões afro-brasileiras (credenciada em 2003), e é atualmente seu diretor-geral. Na década de 90 lançou obras importantes e complementares às doutrinas deixadas por Matta e Silva. Atualmente trabalha na divulgação e estudo de religiões afro-brasileiras sem grandes intervenções no que aventuramos a chamar de Umbanda Esotérica.

• UMBANDA – A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA, Livraria Freitas Bastos Editora, 1989 – Intermediário
• UMBANDA – O ELO PERDIDO, Ed. do Círculo Cruzado, 1990 – básico
• LIÇÕES BÁSICAS DE UMBANDA, Livraria Freitas Bastos Editora, 1991 – básico
• EXU – O GRANDE ARCANO, Ícone Editora, 1993 – intermediário
• UMBANDA – O ARCANO DOS 7 ORIXÁS, Ícone Editora, 1993
• FUNDAMENTOS HERMÉTICOS DE UMBANDA, Ícone Editora, 1996

 


 

RUBENS SARACENI

Foi um médium e escritor brasileiro. Exerceu sua mediunidade por mais de 30 anos, divulgando romances de base umbandista, muito interessantes. Seus inúmeros livros já publicados são psicografados, ditados e orientados pelos Mestres que o assistiram durante seu prematuro desencarne. Sua jornada foi iniciada no Espiritismo de “mesa branca”, passando posteriormente para a Umbanda, onde se tornou Sacerdote de Umbanda Sagrada (vertente da Umbanda criada sob a orientação do Pai Benedito de Aruanda e Caboclo 7 Espada – 1996). De suas inúmeras obras, indicamos para estudos relativos aos guardiões, sendo que de forma muito subjetiva, temos como uma das melhores escritas via romance sobre os guardiões de umbanda, o seguinte livro:

O GUARDIÃO DAS SETE ENCRUZILHADAS – HEMISARÊ A IRA DIVINA, Madras – básico

 


 

JOHN WILMOT
(Conde de Rochester)

Em vida foi um libertino inglês, amigo do rei Carlos II e escritor de muita poesias satíricas e obscenas, características que o tornaram popular. No espiritismo, é mais conhecido como J. W. Rochester. Foi uma célebre figura da corte da Restauração inglesa e patrono das artes. Apesar de ter se casado com a herdeira Elizabeth Malet, possuiu muitas amantes e uma vida totalmente desregrada. Foi muito divulgado que ele teria renunciado ao ateísmo em seu leito de morte. No mundo espiritual utilizando da fabulosa mediunidade de Vera Kryzhanovskaia ditou um grande número de livros. O conteúdo de suas obras nos impressiona pela previsão de fatos que só aconteceriam cem anos após serem ditadas, tais como telefone celular, avião, fax, internet e outras. Tem um cunho esotérico fortíssimo e o desenrolar de segredos de magia e vivências espirituais fantásticas, sendo a sequencia de leitura é a seguinte:

• “O ELIXIR DA LONGA VIDA”
• “OS MAGOS”
• “A IRA DIVINA”
• “A MORTE DO PLANETA”
• “OS LEGISLADORES”

 


 

EPIÁGA R+

Historiador brasileiro do início do século. Em suas obras traços marcantes do surgimento e importância do Brasil antes e depois de 1500, sendo que suas narrativas fazem parte de um intrincado número de livros pelo mundo que confirmam o Brasil como berço da humanidade e centro de grandes atividades de cunho espiritual no futuro. Excelente livro.

• MUITO ANTES DE 1500 – ENSAIO DE ETHNOGENIA PRÉ-HISTÓRICA DO BRASIL – básicos e complementares aos livros básicos de umbanda
• AMERRÍQUA AS ORIGENS DA AMERICA

 


 

INÁCIO FERREIRA DE OLIVEIRA
(Dr. Inácio)

Dr. Inácio, grande amigo não só do médium Chico Xavier, senão também do dentista espírita Dr. Odilon Fernandes e do padre Sebastião Bernardes Carmelita (este último de família espírita), formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, então Universidade do Brasil, clinicando na terra natal. Observou, sem ideia preconcebida, os diferentes fatos neuropsíquicos relacionados com os enfermos internados no Sanatório Espírita de Uberaba, do qual seria diretor-clínico por mais de cinco décadas, tendo verificado a eficácia da terapia espírita para a cura de distúrbios mentais e / ou obsessivos. Nesse trabalho, a médium D. Maria Modesto Cravo (mais conhecida como D. Modesta), o enfermeiro-chefe, Sr. Manoel Roberto da Silva, além de outros cooperadores, lhe foram de inestimável valia. As obras ditadas médium psicógrafo Carlos Antônio Baccelli, de Uberaba tem cunho informativo importantíssimo da vida pós-vida, mostrando sem preconceitos os fatores de interdependência das religiões e de rivalidade existentes após a vida terrena. Excelente leitura e muito informativo:

• SOB AS CINZAS DO TEMPO, 2000, Editora Ed. Didier
• DO OUTRO LADO DO ESPELHO, 2001, Ed. Didier
• NA PRÓXIMA DIMENSÃO, 2002, Ed. Livraria Espírita e Editora Pedro e Paulo – LEEPP
• INFINITAS MORADAS, 2003, Ed. LEEPP
• A ESCADA DE JACÓ, 2004, Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo Ed. LEEPP

 


 

JORGE ELIAS ADOUM
(Mago Jefa)

Jorge Elias Adoum ou Mago Jefa, escritor e médico naturista. Nasceu em 10 de março de 1897 na propriedade agrícola de seu pai, Francisco Adoum, em Karf-Shbeil, próximo de Biblos, Líbano, e pertenceu a uma família católica maronita. Ainda no Líbano, começou seus estudos superiores (e ali começou o processo de sua Iniciação nas Escolas Ocultas), e os terminou em Lyon-França, diplomando-se em Medicina. Sofreu no Líbano os horrores da guerra de 1914 cujos relatos, em parte, encontram-se em seu livro “Adonai”. Viveu grande parte de sua vida no Equador, onde constituiu sua família. Percorreu quase todos os países sul-americanos dando conferências gratuitamente, editando suas obras, fazendo o bem. Viveu muitos anos no Brasil e faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 4 de Maio de 1958, por causa de um derrame cerebral, aos 61 anos, e cumprindo sua vontade está enterrado na cidade onde o recordam como “Jefa, O Venerável”. Obras iniciais para aqueles que querem se aprofundar seus estudos futuros:

• ADONAI
• O BATISMO DA DOR

 

OUTRAS OBRAS NÃO MENOS IMPORTANTES

• A IGREJA GNÓSTICA – Arnold Krumm-Heller
• DOGMA E RITUAL DE ALTA MAGIA – Eliphas Levi

Comments are closed.